Jura 10 anos

Jura 10 Anos

Um Single Malt 10 anos que é marca registrada do apreciador moderno.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Cor Ouro acobreado

Nariz Aromas de frutas, pimenta e chocolate amargo

Corpo Médio

Paladar Nectarinas, gengibre e café moído na hora

Finalização O chocolate escuro frutado desaparece para revelar a maçã e um toque de alcaçuz.

Jura 10 Anos

Ficha Técnica

Tipo Single Malt Scotch Whisky

Idade 10 anos

Volume 750 ml

Teor Alcoólico 40% ABV

Destilaria Nascida em 1810, Jura Distillery caiu em ruínas e renasceu duas vezes em sua história mas desde 1963 fortalece a economia local de um dos locais mais remotos e isolados do planeta.

Isle of Jura

Como o site da destilaria descreve: “A vida pode ser desafiadora aqui, mas também é infinitamente gratificante. Uma estrada, um pub e uma destilaria podem não parecer muito, mas aqui em Jura prosperamos como um”.

A Ilha de Jura é um dos locais mais remotos e isolados do planeta: uma antiga paisagem de montanhas selvagens, lagos pacíficos e mares revoltos.

Localizada entre a parte continental da Escócia e a ilha de Islay, conta com cerca de 200 habitantes em uma área de 366,9 Km²: uma das ilhas menos densamente povoada do país.

Com uma grande população de veados e diversas espécies de aves, suas costas são frequentadas por lontras e focas cinzentas. A vida selvagem na ilha é exuberante!

Na ilha há uma estrada, uma igreja e uma destilaria. O assentamento principal é a vila da costa leste de Craighouse, que é sua capital e onde fica localiza a destilaria.

Isle of Jura

Jura Distillery

A velha Destilaria de Jura foi fundada por Laird Archibald Campbell e fica ao lado do Golfo de Corryvreckan, um lugar selvagem onde ocorre um redemoinho gigante tão bonito quanto perigoso.

A Marinha Real considera The Corryvreckan um dos trechos mais traiçoeiros das águas nas Ilhas Britânicas.

Os icônicos formatos das garrafas de Jura foram inspirados nos perigos de tão traiçoeira travessia.

Quase um século depois de aberta, a destilaria foi desmontada devido a uma disputa de terras e permaneceu fechada até 1963, quando finalmente renasceu e, junto a ela, toda uma comunidade!

Jura Distillery

Jura Whisky Festival

A comunidade da Ilha de Jura é muito orgulhosa de sua destilaria e uma vez ao ano promove o Jura Whisky Festival, um dia de divertidas festividades em que promovem a amizade e a força do espírito de comunidade dos moradores.

Embora seja pouco habitada, a população da Ilha de Jura faz de um de seus habitantes uma celebridade: Graham Logan, o Gerente da Destilaria.

Logan, diz que se orgulha do Whisky que ele e sua talentosa equipe de destiladores produzem e sua paixão faz parte do que torna o Jura Whisky único como os destiladores incrivelmente altos que lhe conferem um sabor suave e delicado.

Jura 10 anos

Reviews and Tasting Notes

Gavin Smith¹ @ Whisky Advocate

88 pontos

(…) Após a maturação primária em barris de bourbon, o Whisky de 10 anos passa por um acabamento em barril de xerez. Geléia de laranja, pinhões, pimenta branca e fumaça muito sutil no nariz. O paladar é predominante em maduras laranjas Jaffa, gengibre e chocolate ao leite. O chocolate ao leite escurece no final de comprimento médio, com borra de café e especiarias quentes.

¹ Gavin Smith é jornalista e escritor freelancer profissional especializado em Whisky. Ele é autor de mais de 20 livros publicados, incluindo “An A-Z of Whisky”.

Michael Jackson² @ Whisky Magazine

7.5 pontos

Nariz Oleoso, levemente pinho, terroso, salgado, seco.

Paladar Adocicado, macio, maltado, oleoso, desenvolvendo lentamente uma ligeira secura e salinidade da ilha.

Finalização Um pouco de doçura maltada e um pouco de sal.

Comentário Um adorável aperitivo.

² Jornalista britânico, foi uma grande referência entre os afccionados e autor de diversos livros dedicados ao tema, entre eles o famoso Whiskey: The Definitive World Guide. Nos deixou em 2007.